17 de jul. de 2009

"A vida não é feita de escolhas.."

"A vida é feita de aceitação. Segundo o professor americano Barry Schwartz, autor do "Paradoxo da Escolha", quanto mais escolhas temos mais confusos e frustrados ficamos. Essa confusão vem da idéia de que quanto mais opções temos na nossa vida, teoricamente, mais chances temos de que uma delas seja a perfeita. E nessa busca pela perfeição escorregamos feio e nos afastamos cada vez mais da felicidade plena e pura.

A felicidade não nos dá escolhas. A felicidade verdadeira vem da aceitação e do entendimento de uma condição. Assim, com escolhas restritas, acabamos nos apegando ao que temos e fazemos deste o melhor que se pode ser.

Não acredito que o meu passarinho estivesse frustrado em sua espaçosa gaiola, afinal, ele nunca havia voado por aí como seus irmãozinhos mais afortunados. Essa ignorância em relação à uma condição diferente nos faz ser mais acertivos e focados na busca pelo caminho que nos satisfaça.

Quem nunca travou na frente de um cardápio com centenas de opções de prato? E a mais comum reação nessas horas é buscar o caminho usual para sair dessa confusão: pedir o filet com fritas ou aquele prato que estamos acostumados. O excesso de opções na vida não só deixa nosso poder de decisão difuso mas acaba nos bloqueando ao novo.

A vida é feita de escolhas e quanto menos tivermos pra escolher mais estaremos aptos para condicionar nossa felicidade a uma relaidade que existe, e não a uma vida que é fruto de obcessões utópicas de uma perfeição de plástico. Reduza suas opcões no dia-a-dia. Não precisamos de tanto, apenas do suficiente para nos fazer felizes. E pode ter certeza que você precisa de muito menos do que imagina.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário